A expressão “Kizumba” diz respeito a um ritmo afro. Nesta linha de pensamento a Associação Cultural Arte de Dançar criou no mês de outubro de 2014, o Bloco Afro Arte Kizumba como parte do projeto da entidade.

No desfile do Bloco Afro Arte Kizumba são incluídas crianças, jovens, adultos, adolescentes, pessoas idosas e com deficiência no Circuito Mestre Bimba (localizado na Rua do Norte, Nordeste de Amaralina, Salvador - Bahia) como protagonistas da festa momesca.



Circuito Mestre Bimba, Região do Nordeste de Amaralina, Salvador-Bahia, 2016

Assim sendo, o Bloco Afro Arte Kizumba busca realizar um desfile de qualidade na abertura do Carnaval do Nordeste de Amaralina. E sairá com cerca de 300 (trezentos) foliões. Entretanto, para que esse sonho seja concretizado, este projeto social precisa ser apoiado.


Crédito: Afoxé Bamboxê

A Associação Cultural Arte de Dançar - ACAD, sendo esta uma entidade criada desde 1988, por dançarinos/as da Região do Nordeste de Amaralina e adjacências. 


Crédito: Odara Santos, 2011

Nesta perspectiva, segundo o Art. 1º do Estatuto Social da ACAD, “tem foro jurídico nesta cidade. É uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, constituída por prazo indeterminado, sem caráter religioso ou político partidário, de interesse público e destina-se a zelar pelos direitos e bem estar dos dançarinos e artistas da Região do Nordeste de Amaralina (Santa Cruz, Vale das Pedrinhas, Chapada do Rio Vermelho e Nordeste) e adjacências”.


Apresentação do Grupo, na FUNCEB, 2010